SALVE MEU PAI OXÓSSI.mp3

A UMBANDA E AS LINHAS DE TRABALHO

CABOCLOS

A Umbanda traz a paz e o amor para nossos corações, e temos muito orgulho em dizer sou Umbandista, esta é minha religião.

Como tudo começou? Ninguém sabe explicar. Somos movidos pela fé e pelo desejo de amar.
O índio brasileiro é nosso simbolo de humanidade, sempre cultuou a natureza, tratando-a com respeito por tudo que é sagrado.
Em seu espírito de humanidade, acolheu os forasteiros, deu-lhes abrigo e comida sem se importar com suas intenções.
O Caboclo na Umbanda é o arquétipo indígena,pois prega o amor e faz a caridade. Ama ao próximo sem olhar as suas falhas e orienta quem quer ser ajudado.
PRETOS VELHOS

Vieram de suas terras, trazidos contra a vontade, os negros africanos aqui foram escravizados. Apanhava sem motivo, a dor era uma rotina, serviço pesado e humilhação eram assim que eles viviam. Mas por trás de tanta dor, sua fé era mais forte. Tinham sempre esperança na vida após a morte.
Hoje na Umbanda, todos chegam aos seus pés, sempre com rosto sereno, mas cansado, Preto Velho trouxe a luz, derrubou a ignorância e ensinou sobre o perdão. Todo filho que chega a um Preto Velho, sente a fé o inflamar, chora aos seus pés e imploram por perdão. Preto Velho na Umbanda traz mensagens de esperança, mantém vivo dentro de nós a fé que perdemos um dia.

BOIADEIROS

Das misturas entre raças, nasceram os mestiços, onde dentro da Umbanda, chamamos de Catiços. Boiadeiro de Umbanda atravessam vales de ignorâncias, para nos guiar e nos proteger. Enfrentam as noites escuras que criamos com nossa falta de fé, e nos trazem para a razão ensinando sobre amor, fé, bondade, sempre através de uma canção.

BAIANOS
A alegria do nordeste desfaz qualquer mandinga, terra onde todas as
culturas se misturam pra fazer uma grande festa. A linha dos Baianos,
feiticeiros africanos, na Umbanda traz axé cantando e dançando.

ERÊS / IBEJIS

Como é rica nossa Umbanda, somos todos tão felizes. Aprendemos a amar a tudo e a todos e sempre seremos aprendizes.E na Umbanda, temos a força e a inocência, a alegria e o desejo de viver que um criança pode nos trazer. Não há pessoa que não sorri diante de um Erê e que leva a serio suas brincadeiras, pois mostram através de seus sorrisos puros que nunca estamos sozinhos e podemos sempre contar com a proteção de Deus.

MARINHEIROS

Levados pela onda do mar, até onde seu barco pode ir, carrega todo mal que o sal pode diluir. Estas linhas de Umbanda que se conhece por marinheiros nos protegem das tempestades até 
que a calmaria possa vir.

CIGANOS
Até o povo do Oriente aqui tem seu lugar, com suas lindas caravanas, fogueiras e cantigas estão prontos a nos guiar. 
Salve o povo Cigano, que sempre tem muito a nos ensinar.